1 de fev. de 2010

Veja 5 dicas de higiene na cozinha para evitar intoxicações

Você ainda usa colher de pau? Nunca troca a esponja de lavar louça? Deixa o lixinho em cima da pia? Então, está na hora de rever seus hábitos. Afinal, descuidos como esses podem render sérias complicações para a sua saúde.

“É fundamental saber como cuidar de todos os utensílios domésticos e se dedicar à limpeza correta de cada um deles diariamente”, disse a nutricionista Larissa Cohen, do Espaço Stella Torreão.
Confira:
1 - Lave muito bem as mãos, com água e sabão, antes e depois de tocar em qualquer alimento.

2 - Troque sua esponja de cozinha semanalmente.
3 - Elimine as colheres e tábuas de madeira. “O material absorve água e umidade, tornando-se um meio propício para o desenvolvimento e a proliferação de bactérias. Com o tempo, ele ainda cria sulcos que absorvem sujidades difíceis de limpar, aumentando as chances de contaminação dos alimentos”, afirmou Cohen.
4 - Tire seu lixinho de cima de pia. Ele também é um foco para a contaminação do local onde você cozinha e também dos alimentos.
5 - Higienize frutas, verduras e legumes com solução clorada. Vinagre e detergente não dão conta de matar todos os microorganismos que podem estar nesses alimentos. “Mesmo os que vão ser consumidos sem casca precisam ser muito bem lavados”, disse a nutricionista.

Fonte: http://saude.terra.com.br

Confira sete alongamentos para fazer no trânsito

Passar as longas horas nos congestionamentos pode ser uma boa oportunidade para realizar alongamentos, que além de fazerem bem para o corpo, relaxam a cabeça. Confira abaixo sete exercícios fáceis e rápidos para serem feitos enquanto está sentado no banco do carro esperando a fila andar, alongando cada parte do corpo.

1) Pescoço: Mova lateralmente dos dois lados e permaneça de 10 a 15 segundos de cada lado.

2) Ombros: Mova circularmente, primeiro para frente e depois com o giro invertido, para trás. Repita o movimento de 5 a 10 vezes.

3) Mãos: Apoie o dorso das mãos no meio das coxas e permaneça de 10 a 15 segundos.

4) Pernas: Estique uma das pernas e incline o tronco para frente. Pode até encostar na direção. Permaneça de 10 a 15 segundos.

5) Tronco: Apoie a mão ao lado do banco e gire o tronco (deve-se fazer com cuidado, pois perde-se a visão do trânsito). Faça dos dois lados com cerca de 10 segundos de permanência.

6) Antebraços: Apoie a palma das mãos no vidro dianteiro e permaneça de 10 a 15 segundos.

7) Abdome: Debruce sobre o volante, contraindo o abdome e fique assim de 10 a 15 segundos.

Fonte: http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI4102312-EI1521,00-Confira+alongamentos+para+fazer+no+transito.html

Redação Terra

Professor Eduardo Okuhara Arruda, da Faculdade de Educação Física da Universidade Metodista de São Paulo.