2 de out. de 2009



Nossa Senhora Aparecida


12 de outubro



A história da padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, tem seu início em meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da província de São Paulo e Minas Gerais. Iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje, cidade de Ouro Preto, MG.


Para a alimentação da grande comitiva que acompanhava o Conde, a Câmara de Guaratinguetá, mandou que alguns pescadores fossem conseguir peixes, junto ao Rio Paraíba, que banhava a vila. Entre estes estava Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso. Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu. João Alves lançou ali sua rede nas águas e apanhou somente o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançou outra vez a rede e tirou a cabeça da mesma imagem. Daí em diante, os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores. Agora os peixes sabiam direitinho o endereço de suas redes.


Havia ocorrido um milagre! Os Humildes pescadores compreenderam isso pela sequência extraordinária do lançamento das redes. Primeiro as duas partes da imagem e depois a incrível pesca. Felipe Pedroso, profundamente religioso, percebeu no ocorrido a intercessão da Virgem Maria. Levou a pequena imagem para sua própria casa e durante 15 anos a vizinhança toda vinha rezar o Terço. A devoção foi crescendo no meio do povoe muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante da imagem. Hoje, o Santuário de Aparecida é o maior templo Mariano do mundo.


Nossa Senhora Aparecida, Rogai por nós!